O PROJETO

O projeto Mais Alto! é um concerto comentado que convida os mais jovens a refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais.

Ao longo do espetáculo, o repertório de versões de canções portuguesas, brasileiras e de outras partes do mundo é intercalado com breves comentários que procuram enquadrá-las, explicando o contexto em que cada uma delas foi criada, bem como as preocupações e reivindicações que refletem. 

O público é desafiado a estar atento às letras e a participar, cantando e dançando (e como canta e dança!).

Concerto da banda Mais Alto! no Tremor
Concerto da banda Mais Alto! no Tremor

Mas o espetáculo procura ir ainda mais longe, trazendo para o palco temas como os direitos humanos, a justiça, a construção da democracia ou os perigos dos regimes ditatoriais e da censura.

Mais Alto! — Equipa

Criado em 2019, a convite do Teatro LU.CA, em Lisboa, o Mais Alto! foi crescendo até se cristalizar na sua atual formação em palco.

Os elementos da banda Mais Alto!

os quatro músicos:

sérgio nascimento

Sérgio Nascimento

bateria, percussão e voz

afonso cabral

Afonso Cabral

voz, baixo elétrico e teclado

Francisca Cortesão

voz e guitarras

Inês Sousa

voz, teclados e percussão

os comentadores das canções:

Isabel Minhós Martins

Isabel Minhós Martins

criadora do guião do concerto,

comentários

João Vaz Silva

João Vaz Silva

comentários

Em 2022, com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, o espetáculo percorreu o território nacional como parte integrante das celebrações do aniversário redondo da democracia em Portugal.

As 50 apresentações, sobretudo para públicos escolares – desde o pré-escolar ao final do secundário – tiveram lugar em auditórios municipais quase sempre repletos de alunos e professores atentos e entusiasmados.

Concerto da banda Mais Alto! no Luca
Concerto da banda Mais Alto! no Tremor
Concerto da banda Mais Alto! no Tremor

Estes espetáculos, que se seguiram a uma temporada no LU.CA, foram uma oportunidade privilegiada para ir afinando e refinando a proposta do Mais Alto!, tanto na parte estritamente musical, como na dos comentários — que vão sendo adaptados à faixa etária, às necessidades e a à energia de cada plateia.

E hoje, que palavras precisamos de cantar juntos, mais alto?

Se fossem vocês os autores, que músicas cantariam?