OFICINAS

Oficina de Escrita de Canções de Protesto

Partindo da nossa curiosidade acerca das ânsias, preocupações, desejos e modos de expressão dos públicos aos quais temos dirigido o nosso concerto comentado – o Mais Alto! – decidimos orientar oficinas de escrita de canções de protesto para alunos do ensino básico e secundário.

Trabalhando com grupos nas escolas ao longo de um período mínimo de dois dias, propomo-nos a escrever pelo menos uma canção com cada conjunto de alunos (que podem ou não ser da mesma turma).

Dito isto, o que nos interessa não é tanto produto final – a própria canção – mas ouvir os alunos acerca das questões que os preocupam, conversar sobre o que é uma canção e, especificamente, uma canção de protesto ou de intervenção, e criar com eles um espaço onde possam expressar-se de forma livre.

É certo que neste processo aprenderemos tanto ou mais do que os nossos formandos.

Funcionamento da Oficina

Local

  • em qualquer escola, de preferência fora da sala de aula

Intervenientes

  • 3 membros (rotativos) da equipa +A!
  • um grupo de alunos a partir dos 9 anos (podem ser ou não na mesma turma), com a dimensão máxima de 12 alunos por grupo
  • um ou mais professores, caso queriam participar
Mais Alto! na oficina de canções na escola São Roque da Lameira, no Porto
Fotografia por Visões Úteis/Cultura em Expansão
Mais Alto! na oficina de canções na escola São Roque da Lameira, no Porto
Fotografia por Visões Úteis/Cultura em Expansão

Materiais Necessários

(da responsabilidade da equipa +A!)

  • instrumentos musicais
  • um gravador simples

Materiais e Condições Necessárias

(da responsabilidade de cada escola)

  • uma sala para trabalhar (ou outro espaço onde caiba o grupo de alunos e os formadores, como a biblioteca ou a cantina);

Modelo da Oficina

  • dois dias consecutivos com cada grupo
  • uma hora e meia em cada dia com cada grupo

DIA 1

1.ª parte – pequeníssimo concerto de Mais Alto! em versão acústica, seguido de uma conversa com os alunos sobre as músicas tocadas e sobre canções no geral (em termos práticos: como se fazem?; em termos históricos: já mudaram o mundo?) e sobre os assuntos que os inquietam ou entusiasmam.

2.ª parte – dividindo o grupo em três, para que todos estes conjuntos mais pequenos sejam orientados por um dos formadores, trabalhar no texto da futura canção

DIA 2

este segundo dia é dedicado à criação da música, partindo do trabalho do dia anterior.

gravação básica da canção (ou canções) com os alunos.

OURO SOBRE AZUL

  • incluir as músicas criadas nos laboratórios (e os alunos e respetivos pais/colegas) num concerto de Mais Alto! na zona da escola
  • nesse concerto convidaríamos todos os alunos para cantarem/tocarem connosco no palco, possivelmente na parte final do espetáculo, chamando as suas famílias e amigos a assistir
Mais Alto! na oficina de canções na escola São Roque da Lameira, no Porto
Fotografia por Visões Úteis/Cultura em Expansão

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este laboratório para uma oficina de canções de protesto