Oficina de Escrita de Canções de Protesto
Partindo da nossa curiosidade acerca das ânsias, preocupações, desejos e modos de expressão dos públicos aos quais temos dirigido o nosso concerto comentado – o Mais Alto! – decidimos orientar oficinas de escrita de canções de protesto para alunos do ensino básico e secundário.
Trabalhando com grupos nas escolas ao longo de um período mínimo de dois dias, propomo-nos a escrever pelo menos uma canção com cada conjunto de alunos (que podem ou não ser da mesma turma).
Dito isto, o que nos interessa não é tanto produto final – a própria canção – mas ouvir os alunos acerca das questões que os preocupam, conversar sobre o que é uma canção e, especificamente, uma canção de protesto ou de intervenção, e criar com eles um espaço onde possam expressar-se de forma livre.
É certo que neste processo aprenderemos tanto ou mais do que os nossos formandos.
Funcionamento da Oficina
Local
- em qualquer escola, de preferência fora da sala de aula
Intervenientes
- 3 membros (rotativos) da equipa +A!
- um grupo de alunos a partir dos 9 anos (podem ser ou não na mesma turma), com a dimensão máxima de 12 alunos por grupo
- um ou mais professores, caso queriam participar
Materiais Necessários
(da responsabilidade da equipa +A!)
- instrumentos musicais
- um gravador simples
Materiais e Condições Necessárias
(da responsabilidade de cada escola)
- uma sala para trabalhar (ou outro espaço onde caiba o grupo de alunos e os formadores, como a biblioteca ou a cantina);
Modelo da Oficina
- dois dias consecutivos com cada grupo
- uma hora e meia em cada dia com cada grupo
DIA 1
1.ª parte – pequeníssimo concerto de Mais Alto! em versão acústica, seguido de uma conversa com os alunos sobre as músicas tocadas e sobre canções no geral (em termos práticos: como se fazem?; em termos históricos: já mudaram o mundo?) e sobre os assuntos que os inquietam ou entusiasmam.
2.ª parte – dividindo o grupo em três, para que todos estes conjuntos mais pequenos sejam orientados por um dos formadores, trabalhar no texto da futura canção
DIA 2
este segundo dia é dedicado à criação da música, partindo do trabalho do dia anterior.
gravação básica da canção (ou canções) com os alunos.
OURO SOBRE AZUL
- incluir as músicas criadas nos laboratórios (e os alunos e respetivos pais/colegas) num concerto de Mais Alto! na zona da escola
- nesse concerto convidaríamos todos os alunos para cantarem/tocarem connosco no palco, possivelmente na parte final do espetáculo, chamando as suas famílias e amigos a assistir
“Neste projecto são as crianças que ajudam a escrever as canções de protesto“
em Público, 5 de Maio de 2024
reportagem por Mariana Correia Pinto (texto) e Nelson Garrido (fotografia)